
Por Minha Receita
Conhecida pelo sabor marcante e pela textura macia que derrete na boca, as receitas de carne de panela são um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira! Seja para servir um jantar aconchegante para a família ou até mesmo para preparar um recheio de sanduíche suculento, o segredo para um cozimento perfeito está na escolha do corte ideal, mas afinal, qual é a melhor carne para fazer carne de panela?
A seguir,confira as opções e se delicie com uma carne de panela desmanchando na boca!
Veja também: O que é carne guisada?
Qual a melhor carne para fazer carne de panela?
Para preparar uma boa carne de panela, é interessante que o corte seja rico em colágeno e gordura. Essas duas características da carne são essenciais para garantir o resultado perfeito: durante o cozimento lento, o colágeno e a gordura se desfazem, transformando o prato em uma carne bem suculenta com um caldo encorpado. Outra dica é investir em cortes de segunda, que são mais fibrosos, mas que, com o cozimento longo, se tornam extremamente macios e saborosos.
Confira mais: O que fazer para a carne de panela ficar macia? Veja dicas!
1) Acém
Uma das opções mais populares para carne de panela, o Acém Friboi é um corte macio e com gordura na medida certa e alta quantidade de colágeno. Ele absorve bem os temperos e fica incrivelmente suculento após o cozimento prolongado! Além de tudo, o acém é um corte relativamente mais barato, transformando a carne de panela em um prato econômico para preparar em casa.
Saiba mais: Como fazer carne de panela? Saiba qual carne escolher e como preparar
2) Músculo
Rico em colágeno, o músculo é uma excelente escolha para um cozido encorpado e muito saboroso. Ele é retirado da perna do boi, e, por isso, possui uma grande quantidade de tecido conjuntivo que, ao passar pelo processo de cozimento, se dissolve, e traz uma textura macia e suculenta ao prato.
Confira receitas suculentas com Músculo Friboi:
2. Ensopado de Músculo com Batatas

3) Costela
Um clássico entre as carnes de panela, a Costela Friboi possui ossos que, ao serem cozidos, incrementam o sabor da carne. A costela é muito conhecida por seu sabor intenso e textura macia, por isso, é ideal para preparo da carne de panela.
Confira receitas suculentas com Costela Friboi:
1. Vaca Atolada
4) Peito
Esse corte é mais firme e com uma camada generosa de gordura, o que garante uma textura desmanchando na boca quando cozido lentamente.
Confira a receita de Peito Bovino de Panela

5) Paleta
Por ser uma carne saborosa e acessível, a paleta é excelente para quem busca um prato com textura macia. O corte apresenta uma quantidade moderada de gordura em seu interior, deixando o prato com um resultado muito mais suculento e saboroso.
Confira como fazer Paleta Bovina na Pressão
6) Maminha
Apesar de ser um corte de primeira, a maminha também é uma ótima opção para carne de panela, especialmente para quem deseja um resultado ainda mais macio e suculento.
Confira: Carne na panela de pressão: 7 receitas deliciosas para o dia a dia
Dicas para uma carne de panela perfeita
- Sele bem a carne: Antes de adicionar líquidos, doure bem os pedaços da carne na panela. Isso ajuda a criar uma camada de sabor mais intensa.
- Use temperos naturais: Alho, cebola, tomate, pimentões e ervas frescas fazem toda a diferença.
- Adicione líquidos aos poucos: Caldos caseiros ou mesmo água quente são ideais para manter a suculência sem diluir o sabor.
- Cozinhe em fogo baixo: O segredo da maciez está no cozimento lento e constante.
Saiba mais: Porque a carne de panela ficou dura?