Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Qual peixe é bom para fazer filé?

Filés de peixe variados são proteínas magras ricas em benefícios e praticidade

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

O filé de peixe é uma das formas mais práticas de comer a parte nobre do pescado, assim como as postas. Nos mercados, feiras e peixarias existem muitos tipos de peixes com carne macia e saborosa para fazer filé – características super importantes – e a sua escolha pode depender do tipo de receita que quer preparar: peixe grelhado, empanado, assado, frito ou ensopado são os melhores preparos para aproveitar a melhor parte do peixe. A seguir, descubra quais peixes são bons para fazer filé e onde comprar!

Veja também: 10 receitas com filé de peixe para todos os gostos

1. Tilápia

  • Peixe muito popular no Brasil e acessível;
  • Carne branca, leve e sabor suave;
  • Ótima para grelhar, fritar ou empanar;

Pode-se dizer que a tilápia é o peixe mais popular no Brasil. Ela tem uma carne branca, leve e um sabor suave que combina com todo tipo de preparo. O filé de tilápia grelhado é uma das receitas com peixe mais práticas que existe, além de ser um prato saudável para quem gosta de diversificar uma alimentação com peixe além de frango e outras carnes magras. 

Delicada tilápia em leito de molho branco cremoso, repousa no prato azul vibrante. Batatas douradas em pedaços rústicos e molho branco em tigela, textura irresistível. Salsa picada para finalizar, experiência gourmet completa

Os Filés de Tilápia Swift ficam excelentes grelhados, fritos ou assados no forno. Se o desejo for por filé de peixe empanado, a Swift também tem uma opção prática para poupar seu tempo na cozinha: Os Filés de Tilápia empanados Swift são filés com tamanho ideal para compor uma refeição que fica pronta em minutos, pois já vem temperados e empanados em uma combinação de farinha de trigo e farinha de milho, e pré-fritos, além de congelados individualmente, para que você possa preparar a quantidade que deseja sem precisar descongelar todo o pacote.

Veja também: Receitas com tilápia fáceis: 14 ideias para incluir o peixe na alimentação 

2. Pescada

  • Carne macia e branca;
  • Poucas espinhas;
  • Boa para filés fritos ou assados;

De carne branca e saborosa, o filé de pescada conta com uma textura suave e pouca gordura, portanto é uma ótima opção para quem quer aderir uma alimentação mais limpa e saudável. Além disso, a pescada é fonte de vitamina D e ômega 3, nutrientes essenciais para diversas funções do organismo. 

O Filé de Pescada Swift apresenta muita versatilidade no preparo de uma refeição leve e saudável. Eles são congelados individualmente para maior praticidade, caso deseje preparar uma parte e guardar o restante. 

Veja também: Como fazer peixe grelhado na frigideira sem desmanchar?

3. Merluza

  • Textura macia e delicada;
  • Sabor suave e neutro; 
  • Carne de cor branca e translúcida quando está crua; 
  • Pouca espinha;
  • Ideal para empanados, moquecas ou ao forno;

O filé de merluza é um peixe de carne tão macia que desmancha facilmente após o cozimento. Seu sabor é muito suave e neutro, uma opção perfeita para quem não gosta de peixes com sabor forte. A carne branca deste peixe é translúcida quando crua e vai ficando opaca ao cozinhar. Quanto às espinhas, são poucas e geralmente retiradas no processo de filetagem. Se você vai comprar os filés congelados, provavelmente vai encontrar bem poucas, caso encontre. 

Esse peixe é uma excelente fonte de proteína magra para auxiliar na construção de massa muscular. Devido ao baixo teor de gordura, é ideal para quem segue uma alimentação leve e saudável. E por fim, o dourado também é rico em ômega 3, fósforo e vitamina B, vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

Tilápia a parmegiana repousa sobre molho vermelho vibrante e queijo derretido. Ninhos de abobrinha verde fresca ao lado, contraste irresistível. Garfo elegante pronto para a degustação, experiência gourmet completa.

De águas profundas e temperaturas baixas, o Filé de Merluza Swift é importado da Argentina e conta com um sabor intenso que agrada a diferentes tipos de paladar. A merluza fica uma delícia preparada grelhada, empanada ou no forno, e vai bem com diferentes tipos de pratos. 

Saiba mais: Filé de merluza: dicas de como temperar, grelhar, assar ou empanar o peixe

4. Robalo

  • Um peixe nobre;
  • Carne firme e saborosa;
  • Sabor levemente adocicado;
  • Perfeito para pratos mais sofisticados;

O filé de robalo é considerado um dos peixes mais nobres e saborosos, por isso, é muito valorizado na gastronomia. E não é à toa, ele realmente tem características únicas que o tornam tão especial, como a carne firme que permite mais tempo de cocção em diversos preparos sem perder a textura, que é firme e delicada ao mesmo tempo, mas não se desfaz com facilidade.  

Já o sabor do roubado é suave e levemente adocicado, sem apresentar um gosto forte de peixe como outros pescados de água salgada. Esse é um dos motivos para ele ser o preferido de muitas pessoas que buscam um sabor refinado. Assim como a merluza, tem poucas espinhas, especialmente quando é bem filetado, e muito fácil de comer sem preocupações.

O filé de robalo vai muito bem grelhado com ervas, assado com azeite e limão, ao molho de alcaparras, maracujá ou manteiga, além de compor ceviches e pratos orientais. 

5. Linguado

  • Filé bem fininho e delicado;
  • Carne branca com sabor suave; 
  • Ideal para grelhar, assar ou cozinhar no vapor;
  • Muito usado em receitas mais leves e refinadas;

O filé de linguado é conhecido por sua carne branca, delicada e de sabor suave. Ele é fino, macio e praticamente sem espinhas, o que o torna ideal para preparos leves, como grelhados, assados ou cozidos no vapor. Por ser um peixe magro, com baixo teor de gordura, é uma excelente opção para dietas equilibradas.

Além disso, o linguado tem uma textura firme que segura bem molhos para peixe e temperos sem desmanchar, tornando-o versátil na culinária. Sua suavidade agrada até quem não é muito fã de peixe. Por ser um peixe mais valorizado, ele é bastante usado em pratos refinados ou receitas com inspiração mediterrânea e francesa.

6. Dourado

  • Carne um pouco mais firme;
  • Sabor suave e adocicado;
  • Carne clara e rosada;
  • Tem pouca espinha;
  • Bom para grelhar ou fazer moqueca;

O filé de dourado é muito apreciado pelos brasileiros, especialmente na culinária pantaneira e de regiões com rios como o Paraná e o Tocantins. Não é difícil vê-lo compondo pratos mais elaborados em restaurantes e o valor também é mais caro. O peixe tem uma carne firme, suculenta e consistente, mas o sabor é super suave e levemente adocicado, sem um paladar forte de peixe. 

O peixe dourado também é uma excelente fonte de proteína magra, contém baixo teor de gordura, além de boas quantidades de ômega 3, o que ajuda na saúde do coração e reduz inflamações no corpo. 

Como cortar peixe em filés?

Se você gosta de comprar peixe inteiro e fazer os filés em casa, mas ainda não sabe como fazer, pode parecer difícil no começo, mas com um pouco de prática e uma faca afiada fica bem mais fácil o processo. 

Você vai precisar:

  • Um peixe inteiro (limpo e eviscerado)
  • Uma faca bem afiada e flexível (tipo faca de filetar)
  • Tábua de corte
  • Panos ou papel toalha para segurar o peixe (opcional, mas ajuda a não escorregar)

Agora veja um passo a passo bem simples:

  1. Coloque o peixe na tábua com a barriga virada para você. A cabeça deve estar à sua esquerda se você for destro;
  2. Faça um corte firme atrás da cabeça, inclinando a faca em direção à espinha, até sentir o osso;
  3. Comece a cortar ao longo da espinha, da cabeça em direção à cauda. Use movimentos longos e suaves, mantendo a faca rente aos ossos para aproveitar o máximo de carne.
  4. Continue cortando até soltar todo o filé. Ele deve sair inteiro, se você seguir bem a linha da espinha;
  5. Vire o peixe e repita o processo do outro lado para tirar o segundo filé;
  6. Coloque o filé com a pele para baixo. Segure a ponta com os dedos e deslize a faca entre a pele e a carne, puxando a pele levemente na direção oposta;
  7. Passe a mão no filé e retire qualquer espinha restante com uma pinça culinária, se achar necessário.

Quer uma sugestão de receita com filé de peixe?

Deixe um comentário


5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Peixes e Frutos do Mar Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar Swift zWebedia

Matérias relacionadas

Peixes e Frutos do Mar

Confira outras matérias

Dois filés de tilápia grelhados com salada de abacaxi e manjericão fresco em um prato azul. Ao lado, talheres de metal sobre um guardanapo de tecido laranja. Ao fundo, assadeira com pães assados.
22.Apr

Dicas de Cozinha

Como fazer filé de tilápia na airfryer: dicas para o peixe ficar suculento

escondidinho de camarão servido em um pote redondo branco com um camarão em cima
17.Apr

Dicas de Cozinha

Sexta-Feira Santa: 10 receitas rápidas que ficam prontas em menos de uma hora

Torta de sardinha servida em um prato redondo
17.Apr

Dicas de Cozinha

Torta de sardinha na travessa: faça a receita cremosa em menos de uma hora

suflê de bacalhau servido em um pote redondo pequeno branco, em cima de prato de madeira
16.Apr

Dicas de Cozinha

O que fazer de comida na Sexta-feira Santa? Experimente o suflê de bacalhau

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.