
Por Minha Receita
O filé de peixe é uma das formas mais práticas de comer a parte nobre do pescado, assim como as postas. Nos mercados, feiras e peixarias existem muitos tipos de peixes com carne macia e saborosa para fazer filé – características super importantes – e a sua escolha pode depender do tipo de receita que quer preparar: peixe grelhado, empanado, assado, frito ou ensopado são os melhores preparos para aproveitar a melhor parte do peixe. A seguir, descubra quais peixes são bons para fazer filé e onde comprar!
Veja também: 10 receitas com filé de peixe para todos os gostos
1. Tilápia
- Peixe muito popular no Brasil e acessível;
- Carne branca, leve e sabor suave;
- Ótima para grelhar, fritar ou empanar;
Pode-se dizer que a tilápia é o peixe mais popular no Brasil. Ela tem uma carne branca, leve e um sabor suave que combina com todo tipo de preparo. O filé de tilápia grelhado é uma das receitas com peixe mais práticas que existe, além de ser um prato saudável para quem gosta de diversificar uma alimentação com peixe além de frango e outras carnes magras.

Os Filés de Tilápia Swift ficam excelentes grelhados, fritos ou assados no forno. Se o desejo for por filé de peixe empanado, a Swift também tem uma opção prática para poupar seu tempo na cozinha: Os Filés de Tilápia empanados Swift são filés com tamanho ideal para compor uma refeição que fica pronta em minutos, pois já vem temperados e empanados em uma combinação de farinha de trigo e farinha de milho, e pré-fritos, além de congelados individualmente, para que você possa preparar a quantidade que deseja sem precisar descongelar todo o pacote.
Veja também: Receitas com tilápia fáceis: 14 ideias para incluir o peixe na alimentação
2. Pescada
- Carne macia e branca;
- Poucas espinhas;
- Boa para filés fritos ou assados;
De carne branca e saborosa, o filé de pescada conta com uma textura suave e pouca gordura, portanto é uma ótima opção para quem quer aderir uma alimentação mais limpa e saudável. Além disso, a pescada é fonte de vitamina D e ômega 3, nutrientes essenciais para diversas funções do organismo.
O Filé de Pescada Swift apresenta muita versatilidade no preparo de uma refeição leve e saudável. Eles são congelados individualmente para maior praticidade, caso deseje preparar uma parte e guardar o restante.
Veja também: Como fazer peixe grelhado na frigideira sem desmanchar?
3. Merluza
- Textura macia e delicada;
- Sabor suave e neutro;
- Carne de cor branca e translúcida quando está crua;
- Pouca espinha;
- Ideal para empanados, moquecas ou ao forno;
O filé de merluza é um peixe de carne tão macia que desmancha facilmente após o cozimento. Seu sabor é muito suave e neutro, uma opção perfeita para quem não gosta de peixes com sabor forte. A carne branca deste peixe é translúcida quando crua e vai ficando opaca ao cozinhar. Quanto às espinhas, são poucas e geralmente retiradas no processo de filetagem. Se você vai comprar os filés congelados, provavelmente vai encontrar bem poucas, caso encontre.
Esse peixe é uma excelente fonte de proteína magra para auxiliar na construção de massa muscular. Devido ao baixo teor de gordura, é ideal para quem segue uma alimentação leve e saudável. E por fim, o dourado também é rico em ômega 3, fósforo e vitamina B, vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

De águas profundas e temperaturas baixas, o Filé de Merluza Swift é importado da Argentina e conta com um sabor intenso que agrada a diferentes tipos de paladar. A merluza fica uma delícia preparada grelhada, empanada ou no forno, e vai bem com diferentes tipos de pratos.
Saiba mais: Filé de merluza: dicas de como temperar, grelhar, assar ou empanar o peixe
4. Robalo
- Um peixe nobre;
- Carne firme e saborosa;
- Sabor levemente adocicado;
- Perfeito para pratos mais sofisticados;
O filé de robalo é considerado um dos peixes mais nobres e saborosos, por isso, é muito valorizado na gastronomia. E não é à toa, ele realmente tem características únicas que o tornam tão especial, como a carne firme que permite mais tempo de cocção em diversos preparos sem perder a textura, que é firme e delicada ao mesmo tempo, mas não se desfaz com facilidade.
Já o sabor do roubado é suave e levemente adocicado, sem apresentar um gosto forte de peixe como outros pescados de água salgada. Esse é um dos motivos para ele ser o preferido de muitas pessoas que buscam um sabor refinado. Assim como a merluza, tem poucas espinhas, especialmente quando é bem filetado, e muito fácil de comer sem preocupações.
O filé de robalo vai muito bem grelhado com ervas, assado com azeite e limão, ao molho de alcaparras, maracujá ou manteiga, além de compor ceviches e pratos orientais.
5. Linguado
- Filé bem fininho e delicado;
- Carne branca com sabor suave;
- Ideal para grelhar, assar ou cozinhar no vapor;
- Muito usado em receitas mais leves e refinadas;
O filé de linguado é conhecido por sua carne branca, delicada e de sabor suave. Ele é fino, macio e praticamente sem espinhas, o que o torna ideal para preparos leves, como grelhados, assados ou cozidos no vapor. Por ser um peixe magro, com baixo teor de gordura, é uma excelente opção para dietas equilibradas.
Além disso, o linguado tem uma textura firme que segura bem molhos para peixe e temperos sem desmanchar, tornando-o versátil na culinária. Sua suavidade agrada até quem não é muito fã de peixe. Por ser um peixe mais valorizado, ele é bastante usado em pratos refinados ou receitas com inspiração mediterrânea e francesa.
6. Dourado
- Carne um pouco mais firme;
- Sabor suave e adocicado;
- Carne clara e rosada;
- Tem pouca espinha;
- Bom para grelhar ou fazer moqueca;
O filé de dourado é muito apreciado pelos brasileiros, especialmente na culinária pantaneira e de regiões com rios como o Paraná e o Tocantins. Não é difícil vê-lo compondo pratos mais elaborados em restaurantes e o valor também é mais caro. O peixe tem uma carne firme, suculenta e consistente, mas o sabor é super suave e levemente adocicado, sem um paladar forte de peixe.
O peixe dourado também é uma excelente fonte de proteína magra, contém baixo teor de gordura, além de boas quantidades de ômega 3, o que ajuda na saúde do coração e reduz inflamações no corpo.
Como cortar peixe em filés?
Se você gosta de comprar peixe inteiro e fazer os filés em casa, mas ainda não sabe como fazer, pode parecer difícil no começo, mas com um pouco de prática e uma faca afiada fica bem mais fácil o processo.
Você vai precisar:
- Um peixe inteiro (limpo e eviscerado)
- Uma faca bem afiada e flexível (tipo faca de filetar)
- Tábua de corte
- Panos ou papel toalha para segurar o peixe (opcional, mas ajuda a não escorregar)
Agora veja um passo a passo bem simples:
- Coloque o peixe na tábua com a barriga virada para você. A cabeça deve estar à sua esquerda se você for destro;
- Faça um corte firme atrás da cabeça, inclinando a faca em direção à espinha, até sentir o osso;
- Comece a cortar ao longo da espinha, da cabeça em direção à cauda. Use movimentos longos e suaves, mantendo a faca rente aos ossos para aproveitar o máximo de carne.
- Continue cortando até soltar todo o filé. Ele deve sair inteiro, se você seguir bem a linha da espinha;
- Vire o peixe e repita o processo do outro lado para tirar o segundo filé;
- Coloque o filé com a pele para baixo. Segure a ponta com os dedos e deslize a faca entre a pele e a carne, puxando a pele levemente na direção oposta;
- Passe a mão no filé e retire qualquer espinha restante com uma pinça culinária, se achar necessário.