Para Almoço e Jantar

Doriana Seara

Frios e Embutidos

Arroz Carreteiro

Rendimento

8 porções

Preparo

20 minutos

Ingredientes

Modo de preparo

Como Fazer Arroz Carreteiro:

  1. Em uma panela, derreta a Margarina Doriana com Sal e adicione a carne seca;
  2. Refogue por 2 minutos e junte a calabresa, a cebola e o alho. Refogue por mais 3 minutos;
  3. Acrescente o arroz, o sal e a água e tampe, deixando cozinhar até secar a água;
  4. Adicione a cebolinha ao arroz carreteiro e sirva.

O arroz carreteiro é um prato tradicional gaúcho servido em churrascos

Feito com arroz, linguiça, carne seca e muitos temperos, o arroz carreteiro é um prato popular no Brasil inteiro. A receita de arroz carreteiro tradicional é tipicamente gaúcha, feita com carne de charque. Por se tratar de um prato muito simples, seu preparo também pode levar diferentes tipos de carne, como a Linguiça Calabresa Seara ou até mesmo o popular arroz carreteiro com sobra de churrasco, que é uma alternativa ao desperdício.

Veja também: Como reaproveitar a carne de churrasco no dia seguinte?

O arroz carreteiro simples é bastante nutritivo e pode ser feito no almoço do domingo ou servido durante o churrasco gourmet em casa. E para quem está se perguntando como fazer um arroz carreteiro delicioso, que tal conferir as dicas abaixo? Basta você garantir os ingredientes e seguir o passo a passo da nossa receita!

Prepare sua receita de arroz carreteiro com a Margarina Doriana

No preparo do arroz carreteiro, você pode substituir o óleo pela Margarina Doriana com Sal para refogar o alho e a cebola e garantir um sabor especial. No arroz carreteiro, ingredientes como carne seca e linguiça também não podem faltar. As proteínas principais da receita de arroz carreteiro são a carne seca dessalgada e a calabresa, como a Linguiça Calabresa Seara, que é feita com carnes nobres e defumada naturalmente com o tempero marcante da pimenta calabresa. Essa escolha deixará a receita de arroz carreteiro simples muito mais saborosa.

O arroz carreteiro tradicional é parte da história do Brasil

A receita de arroz carreteiro tradicional faz parte da culinária gaúcha e surgiu por volta do século XIX, justamente pela necessidade dos mercadores, que passavam dias na estrada, de um prato que fosse rápido de preparar e que não estragasse com tanta facilidade. Nessa época os mercadores viajavam em carretas e por isso o nome carreteiro. Ainda nesse período, por conta do valor nutricional do prato, a refeição era consumida no café da manhã, almoço e jantar. Anos depois, o arroz de carreteiro continua sendo a preferência nacional e apesar das modificações que ganhou conforme cada região do país, nunca perde a sua essência e sabor.

Complemente seu arroz carreteiro: receita fica ainda mais gostosa com bacon frito e salsinha fresca

Já pensou em incrementar a sua receita? Arroz carreteiro pode ter bacon e salsinha fresca picada para ganhar um sabor especial. Para fritar bacon, coloque as fatias em uma frigideira fria e aqueça em fogo médio, virando ocasionalmente, até que fiquem crocantes. A gordura do bacon liberada durante o processo não só eleva o sabor, como também pode ser usada para refogar calabresa, alho e cebola, enriquecendo o perfil de sabor do seu prato. Ao final, polvilhe salsinha picada por cima para um toque de frescor.

 

Publicada em 22 de março de 2022

Atualizada em, 27 de setembro de 2023

Deixe um comentário


Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Para Almoço e Jantar Frios e Embutidos Receitas Fáceis Seara

Receitas relacionadas

Para Almoço e Jantar

Confira outras receitas

Prato servido com fatias de picanha grelhada, cobertas com sal grosso, ao lado de arroz cremoso à piamontese, em um prato redondo.

Bovinos

Picanha com Arroz à Piamontese

Combinação saborosa e inesquecível

4 porções • 2 horas

Uma tigela de caldo cremoso de batata com alho-poró, decorado com salsinha, servida sobre um guardanapo laranja ao lado de pães e margarina.

Doriana

Caldo de Batata com Alho Poró

Prato ideal para dias frios

2 porções • 1 hora

Prato de macarrão tipo espaguete coberto com molho à bolonhesa, que inclui carne moída e pequenos pedaços de tomate. O molho é vibrante, de coloração vermelha intensa, e está finalizado com uma generosa porção de queijo ralado por cima. O prato é servido em uma tigela branca com bordas largas e discretas manchas rústicas, colocada sobre um prato maior de cor azul. Ao fundo, há uma tigela menor com mais queijo ralado. Talheres pretos estão dispostos sobre um guardanapo azul à esquerda.

Bovinos

Macarrão com Carne Moída

Almoço simples e saboroso

2 porções • 1 hora

Mais Receitas Para Almoço e Jantar