Frios e Embutidos
Caldo Verde com Linguiça
Rendimento
2 porções
Preparo
50 min
Ingredientes
- 2 Linguiça Defumada Fininha Seara
- 100g de Bacon Extra Paleta Seara
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 batatas asterix
- ½ xícara de creme de leite fresco
- 2 xícaras de caldo de legumes
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 4 folhas de couve
Modo de preparo
- Aqueça uma panela em fogo médio. Fatie a Linguiça Defumada Fininha Seara e pique o Bacon Extra Paleta Seara. Adicione o azeite na panela, junte a linguiça fatiada e o bacon picado. Frite até estar bem dourado;
- Retire a linguiça e o bacon da panela, reservando-a. Adicione a cebola na panela onde as carnes foram feitas e refogue até ficar translúcida. Junte o alho, o louro, refogue por mais 1 minuto;
- Pique as batatas e junte à panela com o refogado. Junte o caldo de legumes, sal e pimenta-do-reino, deixe cozinhar até começar a desmanchar, cerca de 10 minutos depois;
- Misture o creme com um batedor de arame para dissolver grosseiramente as batatas ou com um mixer para um creme mais liso. Adicione o creme de leite fresco, acerte o sal, pimenta do reino, as carnes e misture bem para incorporar;
- Desligue o fogo, adicione as folhas de couve e sirva.
Caldo verde português? Sim! A receita tradicional é uma herança portuguesa
Muito apreciado no inverno, o caldo verde é uma sopa tradicional que surgiu na região norte de Portugal. Feito com couve-galega, batatas, cebolas, alho e chouriço (um tipo de linguiça defumada), o prato é conhecido por sua simplicidade e sabor reconfortante. A couve-galega é cortada em tiras finas e adicionada à sopa, proporcionando uma textura única.
No Brasil, o caldo verde ficou cada vez mais popular, principalmente no inverno e na lista de comidas da festa junina. A receita conta com algumas variações de região para região. Em nosso modo de preparo, incrementamos o caldo verde com a Linguiça Defumada Fininha Seara e o Bacon Seara para fazer a melhor receita de caldo verde. O sabor fica muito especial e pode acompanhar algumas torradas ou pão. E vale lembrar: a escolha de bons ingredientes é essencial para obter um bom resultado na receita!
Veja também: Caldos e sopas: 20 receitas para passar o inverno com o corpo aquecido
Como deixar o caldo verde cremoso?
Use batatas de variedade cremosa: Escolha batatas de variedades mais cremosas, como as batatas russet, que tendem a ter uma textura mais macia e ajudam a dar um aspecto mais cremoso ao caldo.
Purê de batatas: Após cozinhar as batatas, você pode retirar uma porção delas e fazer um purê com um pouco do caldo. Adicione esse purê de volta à sopa para dar uma textura mais espessa e cremosa.
Adicione creme ou leite: Um toque de creme de leite, leite ou até mesmo leite de coco pode ser adicionado para dar uma textura mais cremosa à sopa. Adicione gradualmente e ajuste conforme seu gosto.
Use um liquidificador de imersão: Após o cozimento dos ingredientes, use um liquidificador de imersão para misturar parcialmente a sopa. Isso criará uma consistência mais cremosa enquanto ainda deixa pedaços de batata e couve para dar textura.
Caldo verde com linguiça pode ser um bom acompanhamento para happy hour
O caldo verde com linguiça é muito consumido pelos botecos brasileiros e combina com aquela cervejinha em um happy hour com os amigos. Se você ainda não experimentou esse delicioso prato nessa ocasião, não perca a oportunidade na próxima confraternização! Esse delicioso caldo também pode ser o protagonista do cardápio se a ideia é fazer uma “festa do pijama” assistindo séries e filmes nos dias frios. Sendo uma refeição agradável para ser consumida a noite, o caldo verde pode combinar com diversas ocasiões. Até mesmo no dia a dia, na hora que bate aquela fominha antes da hora de dormir.
Veja também: 25 receitas rápidas de sopas e caldos para fazer nos dias frios
Publicada em 19 de maio de 2022
Atualizada em 07 de fevereiro de 2024
Receitas relacionadas
Receitas de Festa Junina
Confira outras receitas