Bovinos
Carpaccio de Filé Mignon
Rendimento
4 pessoas
Preparo
1h30
Ingredientes
- 600g de Filé Mignon Friboi Reserva
- 250g de queijo pecorino
- 150g de alho-poró cortado em juliene (tiras)
- 2 berinjelas grandes assadas no vapor
- 100 ml de azeite extra virgem
- 1 ovo
- Farinha de trigo para empanar o alho-poró
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Modo de preparo
Como fazer carpaccio de carne:
- Limpe o Filé Mignon Friboi Reserva e enrole em um plástico filme;
- Leve ao freezer por mais ou menos 40 minutos;
- Após congelado, corte a carne na faca ou em um cortador de frios para ficar em finas bem fatias;
- Empane o alho-poró cortado em julienne com o ovo batido e a farinha de trigo;
- Em uma panela funda, esquente um pouco de óleo e mergulhe o alho-poró empanado para fritar até ficar bem crocante.
Para molho de berinjela:
- Tire a casca e as sementes da berinjela assada e tempere com sal, pimenta a gosto e uma parte do azeite;
- Bata no liquidificador até formar um creme;
- Na hora de servir, coloque o creme de berinjela sobre o carpaccio fatiado e finalize com o alho-poró frito e o queijo pecorino ralado por cima;
- Acrescente o restante do azeite e sirva imediatamente.
O que é carpaccio? Saiba mais sobre essa entradinha deliciosa
O carpaccio é um tipo de antepasto italiano, preparado com fatias bem fininhas de carne bovina crua, servido geralmente com lâminas de queijo e azeite de oliva. A origem do carpaccio de carne se deu por volta da década de 1950 e seu nome é uma homenagem ao pintor renascentista Vittore Carpaccio, que usava a cor vermelha em suas pinturas.
Essa entrada para jantar é um antepasto cheio de sabor que deve ser servido em baixas temperaturas, justamente porque a carne chega crua à mesa. Alguns restaurantes preferem uma versão do prato feito com queijo pecorino – que é preparado à base de leite de ovelha e tem textura similar ao parmesão. Você pode servir o carpaccio em um jantar a dois, uma tábua de frios gourmet e um jantar romântico.
O filé mignon é uma excelente carne de carpaccio
Um dos segredos para fazer um bom carpaccio de carne é escolher cortes magros de carne bovina, como o Filé Mignon Friboi Reserva. O corte é particularmente suculento e muito macio. Mas, se você não tiver filé mignon em casa, pode substituir a carne por contra filé, coração de alcatra ou até mesmo um bom corte de lagarto.
Carpaccio de filé mignon precisa ser servido em baixas temperaturas
A carne do carpaccio deve ser resfriada com uma bacia com gelo durante todo o preparo para que você consiga servir a peça bem gelada. Na hora de fatiar o filé, afie a sua faca previamente e tire tiras bem finas da carne. O corte deve ser fino, quase transparente, para permitir uma textura delicada ao paladar. Usar um cortador de frios pode te ajudar a fazer cortes mais precisos.
A marinada é outra dica essencial para realçar o sabor da carne. Uma mistura de azeite de oliva de boa qualidade, suco de limão, sal marinho, pimenta-do-reino moída na hora e folhas de manjericão fresco pode ser utilizada para temperar o filé mignon antes de ser servido.
Como complementar o carpaccio de carne?
Quanto aos acompanhamentos, o carpaccio de filé mignon combina perfeitamente com uma variedade de ingredientes frescos e saborosos. Rúcula, queijo parmesão em lascas, alcaparras, cogumelos fatiados, tomate cereja e azeitonas pretas são opções clássicas. Além disso, investir em um bom azeite para o molho e um queijo de qualidade é essencial. Outro ingrediente que é muito bem-vindo é o vinagre balsâmico, para dar um toque agridoce.
Publicada em 01 de janeiro de 2022.
Atualizada em 02 de abril de 2024.
Receitas relacionadas
Bovinos
Confira outras receitas