Bovinos
Filé Oswaldo Aranha
Rendimento
4 pessoas
Preparo
0:30
Ingredientes
Filé
- 4 medalhões de Filé Mignon Friboi (de 200 a 250 g cada)
- 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 12 dentes de alho cortados em lâminas finas
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino
Farofa de ovos
- 1 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 2 colheres (sopa) de bacon picado em cubos pequenos
- 1 cebola picada em cubos pequenos
- 1 xícara de farinha de mandioca crua
- 3 ovos misturados
- Salsa e cebolinha picadas a gosto
Batatas portuguesas
- 2 batatas grandes cortadas em rodelas de finas
- Óleo para fritar
Modo de preparo
Filé
- Tempere os medalhões de Filé Mignon Friboi com sal e pimenta-do-reino a gosto. Passe um fio de azeite pelos filés e espalhe bem para ajudar na selagem da carne e para manter sua suculência;
- Aqueça uma frigideira, de preferência antiaderente, adicione o azeite e frite as lâminas de alho até que estejam bem douradas. Retire o alho da frigideira e reserve. Adicione a manteiga e deixe derreter;
- Adicione os medalhões e sele todos os lados para que a umidade não saia da carne. O ideal é selar de 3 a 5 minutos cada lado dependendo do ponto que se deseja para a carne. Reserve os medalhões e cubra com o alho dourado.
Farofa de ovos
- Em uma panela aqueça a manteiga e ponha os cubos de bacon e cebola, deixe refogar até que elas estejam quase transparentes, nesse momento inclua os ovos, tempere com sal e pimenta, e cozinhe até ficar com textura de ovos mexidos;
- Adicione a farinha de mandioca crua e misture bem;
- Corrija o sal e a pimenta, se necessário, finalize com a salsa e cebolinha após desligar o fogo.
Batatas portuguesas
- Aqueça o óleo em uma frigideira e, quando bem aquecido, frite as rodelas de batata até dourarem;
- Retire e deixe secar em papel toalha. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Filé Oswaldo Aranha: por que tem esse nome?
O prato não só chama atenção por ser bonito e suculento, mas também porque carrega um nome um tanto quanto específico. Afinal, por quê Filé Oswaldo Aranha? Esse nome se dá em homenagem ao diplomata brasileiro Osvaldo Euclides de Souza Aranha que, entre 1930 e 1940, costumava almoçar no restaurante Cosmopolita, o famoso “Senadinho”, que fica localizado na Lapa no Rio de Janeiro, local de concentração de políticos da era Getúlio Vargas.
O prato é composto por um delicioso filé mignon alto, coberto com alhos laminados, batatas suculentas e uma farofa de dar água na boca! O melhor de tudo é que a refeição é perfeita para servir em uma reunião em família e fica pronta em somente trinta minutos: não tem segredo!
Veja mais: Cortes do filé mignon: entenda quais são e como fazer
Seu Filé Oswaldo Aranha muito mais saboroso com Filé Mignon Friboi
Que o prato é saboroso, a gente já sabe. Mas, tem como melhorar? Para isso, a dica do dia é utilizar uma das carnes bovinas mais magras e de melhor qualidade: o Filé Mignon Friboi. Particularmente suculento, é recomendado servir o corte ao ponto para mal passado para preservar toda sua suculência. Não só para o Filé Oswaldo Aranha, o Filé Mignon Friboi também é ideal na confecção de outros pratos, como bifes, medalhões, escalope, estrogonofe, rosbifes, assados, refogados e picadinhos.
Veja mais: 10 receitas com filé mignon bovino para uma carne macia
Incremente seu prato e obtenha a experiência completa do Filé Oswaldo Aranha
Para complementar o prato e deixá-lo ainda mais tradicional você pode preparar couve e arroz branco soltinho. O toque especial do chefe que traduz a homenagem ao diplomata está na mistura do arroz e da farofa, junto ao molhinho de carne e a couve.
Para esse resultado, você só vai precisar dourar de leve 1 dente de alho amassado em 3 colheres de azeite e acrescentar a couve, só até murchar um pouco, e adicionar sal a gosto.
Veja mais: Molho para filé mignon: aprenda 5 opções de receitas
Publicado em 1 de janeiro de 2022
Atualizado em 13 de agosto de 2024
Receitas relacionadas
Friboi
Confira outras receitas