Carne Suína
Picanha no Forno com Vinagrete de Abobrinha
Rendimento
4 porções
Preparo
2h30
Ingredientes
Para a picanha
- Picanha suína temperada Seara
- 1 maço de alecrim fresco
- 2 cabeças de alho cortados ao meio
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 folha de papel alumínio
Para o vinagrete
- 2 abobrinhas italianas
- 1 cebola roxa picadinha
- 1 pimenta dedo de moça sem sementes picadinha
- Raspas de 1 limão siciliano
- 4 ramos de hortelã fatiado fino
- Suco de 1 limão siciliano
- 2 1/2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
- 1/4 xícara de azeite
- Sal a gosto
Modo de preparo
Para a picanha
- Preaqueça o forno a 200°C;
- Distribua o maço de alecrim no fundo de uma assadeira;
- Acomode a Picanha suína temperada Seara, com a capa de gordura para cima, sobre o alecrim;
- Distribua pela assadeira, as metades das cabeças de alho com a polpa voltada para cima. Regue com azeite;
- Cubra a assadeira com o papel alumínio, com a parte brilhante voltada para a carne;
- Leve a assadeira ao forno por 1h;
- Após esse período, retire o papel alumínio e volte a picanha para o forno por mais 20 minutos ou até que a picanha doure;
Para o vinagrete
- Corte a abobrinha em 4, dispense as sementes e pique em quadradinhos;
- Transfira a abobrinha para uma tigela e adicione a cebola roxa, a pimenta dedo de moça, as raspas de limão, o hortelã fatiado, sal e misture delicadamente;
- Regue a mistura com o suco de limão, o vinagre de vinho tinto e o azeite. Misture e leve à geladeira enquanto a picanha assa;
- Sirva a picanha acompanhada do vinagrete de abobrinha gelado.
Picanha assada no forno é uma receita suculenta
A picanha no forno é um modo de preparo simples, que aproveita o sabor de um dos principais cortes de carne de porco para churrasco. Quando assada no forno, a picanha libera toda a sua gordura e tem um resultado bem suculento, ideal para o almoço de domingo e para servir em um jantar especial.
Como fazer picanha no forno: aposte em cortes temperados que deixam a receita mais prática
A Picanha Suína Temperada Seara é uma carne macia que vem no tamanho ideal para o preparo do dia a dia. Ela pode ser preparada no forno, na grelha, na churrasqueira e na panela de pressão.
Além disso, para fazer a picanha suína no forno é importante preaquecer o aparelho, adequando a temperatura antes de colocar a assadeira. Você também pode acomodar a carne com a capa de gordura para cima sobre o alecrim para trazer sabor e aroma ao preparo.
Para que a picanha no forno fique suculenta, faça riscos superficiais em sua capa de gordura
A capa de gordura presente na picanha é responsável por deixar a picanha assada no forno mais saborosa e suculenta. Durante o processo de cozimento, a gordura derrete e penetra na carne, deixando-a macia e úmida. No entanto, se a gordura não for preparada corretamente, pode acabar deixando a carne seca e sem sabor.
Para evitar esse problema, é importante fazer riscos superficiais na capa de gordura da picanha antes de levá-la ao forno. Os riscos permitem que a gordura derreta mais facilmente e penetre na carne, deixando-a mais suculenta e saborosa. Além disso, os riscos também ajudam a evitar que a gordura se acumule em uma só região da carne, o que pode deixá-la oleosa e pesada.
Para fazer os riscos na picanha, você vai precisar de uma faca bem afiada. Comece fazendo pequenos cortes diagonais na capa de gordura, tomando cuidado para não cortar a carne. Faça os cortes na diagonal para que a gordura derreta mais facilmente e penetre na carne. Não faça cortes muito profundos, pois isso pode deixar a carne seca e sem sabor.
Complemente a picanha no forno com o vinagrete de abobrinha
Para acompanhar a picanha no forno, o vinagrete de abobrinha é uma excelente opção. Além de ser um molho refrescante e saboroso, a guarnição é fácil de preparar e pode ser servida gelada, o que é ótimo para dias quentes. A combinação de picanha assada no forno e vinagrete de abobrinha possui um toque picante por conta da pimenta-dedo-de-moça.
Para acompanhar a picanha no forno, faça o molho vinagrete com abobrinhas italianas e raspas de limão
O vinagrete de abobrinha é composto por abobrinhas italianas, que contribuem para uma digestão leve. O sabor suave do legume se combina aos outros ingredientes, sobretudo às raspas de limão, que trazem mais frescor à picanha assada no forno.
Picanha no forno também combina com molho de azeitonas e alcaparras
Se você está buscando um molho saboroso para acompanhar sua picanha suína, o molho de azeitonas e alcaparras é uma ótima escolha. Essa receita leva azeitonas pretas, alcaparras, azeite, limão e salsinha. Esse molho é muito fácil de fazer e acrescenta um sabor especial à carne, além de deixá-la ainda mais suculenta. Para começar, pegue ½ xícara de azeitonas pretas picadas e 1/3 de xícara de alcaparras lavadas e coloque-os em uma tigela. Em seguida, acrescente ½ xícara de azeite e o suco de 1 limão. Misture bem os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de salsinha picada e misture novamente. A salsinha é responsável por dar um toque de frescor e cor ao molho, além de adicionar um sabor levemente picante. Depois disso é só servir o molho com sua picanha assada no forno.
Aposte em outros acompanhamentos saborosos para picanha no forno
Além dos molhos para carne de porco, uma forma de deixar o prato ainda mais completo é apostar em bons acompanhamentos para picanha no forno. A receita fica deliciosa com um Arroz de Forno, que é cremoso e feito com linguiça toscana, queijo mussarela e parmesão.
Para quem prefere vegetais, as opções são bem variadas. Receitas de saladas com frios, são uma escolha saudável e refrescante. Já os legumes assados ajudam a acompanhar a carne suína com mais nutrientes e muito sabor.
Picanha suína no forno também combina com acompanhamentos cremosos como purê de batatas e risotos
O purê de batata é outra escolha comum para complementar a picanha suína no forno, mas você também pode experimentar outras variações, como o purê de mandioquinha ou o purê de abóbora.
Para quem quer algo mais elaborado, a dica é preparar uma receita de risoto cremoso. O risoto de queijo é uma opção que harmoniza muito bem com a picanha no forno, mas há outras variações, como o risoto de alho-poró ou o risoto de palmito.
Ver mais:
Carne Suína Para Almoço e Jantar SearaReceitas relacionadas
Carne Suína
Confira outras receitas
Academia da Carne
Salada de Batata com Bacon Extra Pernil Crocante
Salada de batata com bacon
6 porções • 50 minutos
Academia da Carne
Costela Defumada com Molho Barbecue e Batatas Rústicas
Costela defumada saborosa
4 porções • 1:45
Academia da Carne
Joelho de Porco Defumado com Chucrute
Joelho de porco saboroso
6 porções • 3:15 horas